A prática de exercícios físicos é de grande importância para todas as pessoas, pois além de combater o sedentarismo, ela ajuda a melhorar a saúde mental e fazer com que tenhamos uma vida melhor. Os benefícios se estendem ainda mais para as pessoas da terceira idade, servindo como uma verdadeira aliada para a preservação da musculatura.
Fadiga
Com a chegada da maior idade, muitas pessoas acabam perdendo a disposição para realizar atividades físicas, acreditando não possuir forças para isso. No entanto, o certo a fazer é justamente ao contrário, ou seja, atividade física deve ser vista como um tratamento para as pessoas da terceira idade, já que dentre tantos benefícios, ela ajuda a manter a resistência e força do corpo.
Conheça alguns benefícios da prática física para a melhor idade:
- Reduz o risco de doenças cardíacas – muitas pessoas da terceira idade são mais propensas a desenvolver problemas cardíacos, uma vez que com o passar do tempo o coração acaba enfraquecendo. A prática física serve para fortalecer o coração diminuindo consideravelmente os riscos de doenças cardíacas como o AVC, enfarte, entre outras.
- Diminui o risco de quedas – é muito comum as pessoas da terceira idade se desequilibrarem e com isso sofrerem quedas. Isso por que os ossos acabam perdendo boa parte da densidade com o passar dos anos, o que acarreta no enfraquecimento, facilitando as quedas. Além de, a musculatura perder força e ocorrer o desequilíbrio, o também facilita a queda.
Os exercícios físicos servem justamente para estimular e fortalecer músculos e ossos, garantindo a estrutura firme até a melhor idade.
- Reduz a depressão – é comum pessoas mais de idade ficarem deprimidas com o passar dos anos, podendo desenvolver doenças mentais mais graves e até depressão. Isso acontece porque percebem que estão perdendo suas capacidades motoras. A atividade física mais uma vez entra como responsável em liberar os hormônios do prazer, promovendo sensação de bem-estar. Deste modo, é extremamente importante a movimentação física para não sofrer sintomas da depressão e ter uma vida mais leve e feliz.
- Mantém o peso do corpo – que a atividade física é fundamental para o sedentarismo isso você já deve saber, além é claro, de ajudar a manter o peso corporal e em contrapartida queimar algumas calorias. Isso porque depois de uma certa idade, o metabolismo começa a ficar mais lento, e por isso o processo de peso começa a ficar mais desafiador. Dessa forma, a atividade física é uma aliada para manter o peso saudável, mantendo longe preocupações com a balança.
- Interação Social – se a atividade física individual já traz inúmeros resultados, quando ela é praticada em grupo, os benefícios são ainda maiores. Isso porque a prática de exercícios físicos em grupo permite uma maior interação com outras pessoas, ajudando ainda a criar laços de amizade contribuindo para um maior bem-estar.
Dicas para iniciantes
Para que a prática de atividade física impacte de forma positiva na qualidade de vida do idoso é essencial o acompanhamento de um médico ou profissional da área. Portanto, antes de iniciar o treinamento, os praticantes devem ser avaliados e receber orientações individualizadas quanto ao tipo, intensidade, frequência e duração dos exercícios. A melhor atividade física é aquela que atende às necessidades e às condições de saúde de cada pessoa. Portanto, faça com acompanhamento especializado, com profissionais como educadores físicos ou fisioterapeutas. Assim, evitam-se desconfortos, dores e lesões.