Em tempos de pandemia fazer a higienização correta dos equipamentos é regra básica para donos de academia. Já que, são locais de muita circulação de pessoas que se exercitam e suam, além do compartilhamento de equipamentos.
Com as regras de liberação e reabertura, é necessário que seja feita manutenção, higienização e sanitização adequada do ambiente e dos equipamentos, além do, distanciamento e outros pontos.
Necessidade de agendamentos.
Com a capacidade limitada de alunos a maioria das academias contam com regras de agendamento prévio, onde certamente é possível encaixar breves limpezas para manter a higienização dos equipamentos fitness.
Além claro, de atividades individuais, uso de máscara, restrições dos vestiários e protocolos específicos de cada unidade.
Qual produto de limpeza é indicado sem danificar os equipamentos?
Segundo a Anvisa alguns produtos possuem quaternário de amônio, que é um ativo liberado como eficaz no combate do Covid-19.
Veja mais em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/552json-file-1
Para fazer a manutenção deve-se diluir produtos indicados com água em um pulverizador novo e preferencialmente exclusivo para essa atividade.
Aplicar nas superfícies de contato logo após a utilização e remover o excesso com um pano de microfibra seco.
Deixe o produto agir por cerca de 10 a 15 minutos de intervalo antes da próxima utilização.
Disponibilize materiais de limpeza para os alunos:
Os alunos podem querer limpar o equipamento antes de utilizá-lo, principalmente no caso dos colchonetes e aparelhos de musculação. Portanto, disponibilize álcool em gel, papéis toalha ou um pano de limpeza para fazer a higienização.
Outra sugestão é exigir a utilização de uma toalha durante os exercícios nos equipamentos. O ideal é que ela seja trazida de casa, mas sua academia também pode aproveitar para vender ou alugar esse item obrigatório.
Assim, manter a limpeza de academia trará mais satisfação aos clientes em frequentar o seu espaço e, certamente, indicá-lo para outras pessoas.