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Esteira ou elíptico: qual deles devo escolher?

Esteira e elíptico são equipamentos comuns de se ver em academias e fáceis de se ter em casa, porém a dúvida de muitas pessoas é: qual a melhor opção para um aeróbico perfeito?

Bom, o termo “melhor” é algo extremamente subjetivo, porque nem sempre o que é bom para um, pode ser bom para outro. Em vista que algumas pessoas objetivam a queima de gordura e outras o aumento da massa muscular magra, resistência e até mesmo a melhora na sua performance.

Tanto a esteira, quanto o elíptico oferecem benefícios similares, porém suas variações de carga, tempo, execução, intervalo, determinam o objetivo de cada usuário.

Qual equipamento pode ser mais vantajoso para quem quer perder peso?

Para emagrecer de uma forma saudável é importante aliar uma boa alimentação, muita hidratação e claro, a prática de exercícios físicos regulares. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, que necessitam de mais oxigenação, e maior consumo de energia, que é proveniente da queima de gordura, que é usada como “combustível”.

É a modalidade oferecida tanto no elíptico como na esteira, por isso, neste artigo vamos citar os principais objetivos desses 2 equipamentos e seus principais benefícios.

Esteira Elétrica.

A atividade na esteira é de grau fácil e pode ser feita por pessoas de todas as idades sem precisar ter um excelente condicionamento físico para começar a fazer, os treinos podem ser começados com leves caminhadas e ir progredindo através do aumento da velocidade até atingir corridas mais intensas.

Por ser um equipamento que recruta todos os membros musculares, principalmente os de membros inferiores – como o músculo da panturrilha, das coxas e de dos quadris, para se manter em equilíbrio na esteira é preciso também utilizar a musculatura abdominal a coluna que garantem estabilidade para tronco.

Além da esteira melhorar o condicionamento físico e gerar inúmeros benefícios para o organismo, como no sistema cardíaco, pulmonar, renal – isso porque a frequência cardíaca, que é a quantidade de batimentos cardíacos por minutos, garante maior quantidade de sangue oxigenado circulante, melhor nutrição celular e maior filtração sanguínea feita nos rins.

Alguns pontos importantes para garantir os benefícios da Esteira.

  • Intensidade: ideal é começar por caminhadas e ir progredindo para corridas, pois quanto maior o esforço, maior será o consumo de energia, e consequentemente a queima de gordura e emagrecimento.
  • Regularidade: manter a continuidade do seu plano é essencial, você pode começar praticando de 2 a 3 vezes por semana e depois passar a criar uma prática diária.
  • Postura: é muito importante estar atento também a postura adotada na esteira enquanto caminha, o toque inicial deve ser sempre o do calcanhar, a coluna deve estar alinhada, abdômen contraído e os braços devem se manter em movimentos de balança.

Alguns pontos importantes para garantir os benefícios do elíptico.

O gasto energético do elíptico pode ser igual ou superior ao da esteira, vai depender da intensidade, carga utilizada e regularidade do treinamento. Sendo também eficaz para a perda de gordura.

O treino no elíptico, assim como na esteira, melhora o condicionamento físico, e beneficia os sistemas do organismo. Os grupos musculares são recrutados do mesmo modo, com destaque especial para os músculos da coxa, principalmente o quadríceps, que adquire mais força e resistência, pois é exigida maior contração dessa musculatura para a realização da atividade.

Já o diferencial do elíptico é a redução da sobrecarga nas articulações – na corrida com a esteira por exemplo, a articulação do joelho pode sofrer com o impacto gerado pelo peso do corpo. No elíptico não ocorre essa sobrecarga, sendo ideal para pessoas acima do peso e também idosos, que normalmente já possuem uma fragilidade maior nas articulações.

Como na esteira, é importante o uso adequando do elíptico, além da regularidade, da intensidade e da postura do corpo que devem ser feitos com atenção, a fim de evitar acidentes, lesões e para obtenção dos resultados desejados.

E qual seria a postura correta?

Para evitar lesões e a obtenção dos resultados desejados, os pés devem tocar por inteiro a plataforma de apoio, os joelhos devem estar alinhados ao quadril, a coluna mantida em extensão, os músculos abdominais contraídos e os braços e cotovelos levemente dobrados e as mãos seguras nas barras, de forma confortável.

Com bases nessas informações você pode agora escolher qualquer um dos dois equipamentos Matrix que se adequa às suas necessidades, independente da sua escolha você obterá resultados excelentes na queima de gordura, além dos inúmeros benefícios para sua saúde.

Tanto a esteira quanto os elípticos são excelentes para se ter em casa.

Por fim vale ressaltar que antes de dar início a qualquer tipo de atividade é necessário que você procure atendimento especializado para avaliar sua condição física.

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